sábado, 15 de novembro de 2008

Futebol e tal


Hoje apetece-me falar de futebol, lembrei-me disto por causa de algumas polémicas que se ouviu falar recentemente (ouvi muita gente a insultar o meu FCP e sinceramente não gostei).

Começando: eu não ligo quase nada a futebol, mas tenho clube, sou do FCP e tenho orgulho nisso!(como de certeza todos vocês têm orgulho nos clubes a que pertencem). Toda a minha família é do FCP e cresci sempre a ver avós,pai,tios a "gritar" e "lutar" por este clube.

Quando digo que neste momento não ligo a futebol (sim porque o Porto tem muito mais desportos), tenho alguns motivos para isso. Quando era mais pequena gostava de futebol, acompanhava jogos, cheguei a ir algumas vezes ao estádio..Só que à medida que fui crescendo fui-me deparando com algumas situações que me começaram a irritar:

- Alguns comportamentos de certas claques, adeptos, jogadores durante os jogos. Há pessoas que não têm a noção das coisas e parece que a vida delas depende daqueles minutos de jogo. Não gosto nem nunca gostei de coisas demasiado obsessivas. Já para não falar da violência de algumas pessoas...

- Eu sei, e tenho IMENSOS exemplos disso, de pessoas que vivem o futebol de maneira saudável! E compreendo quem gosta e quem vibra com os jogos..
Mas alguns comportamentos do género, insultos a tudo e todos, o facto de se dizer: eu sou anti-portista ou anti-benfiquista, etc..Quer dizer, o ódio é tanto que se diz ser anti alguma coisa =S Quando alguém me diz uma coisa dessas, passso-me completamente!

- Porque é que se dá tanto destaque ao futebol quando existem tantos outros desportos? Se passar na Tv um jogo de basquet, andebol, volley quase nem é publicitado e não vê muita gente, agora futebol pára logo tudo! Eu gosto imenso de desporto, mas gosto de variar e acho que os outros desportos já mereciam um bocadinho mais de destaque!

- Outra coisa que não intendo mesmo: quando uma equipa nacional( não interessa o clube) joga com uma estrangeira, ainda há pessoas a dizer: eu quero que ganhe a estrangeira para lixar o clube "X". Hello? É uma equipa que para todos os efeitos representa Portugal!

Basicamente é isto, já me estava entalado este post há muito tempo..
Eu sei que pode gerar polémica, e também sei que muita gente passa ao lado destes fenómenos todos e gosta na mesma de futebol, mas a mim afastou-me e afasta-me cada vez mais..

Beijoca*
Ps: Apesar de não ligar muito a futebol, claro que fico contente quando o FCP ganha um jogo. Não fico efusiva nem nada do género, mas fico contente..se perder, ora muito bem, é um jogo, logo tem de haver vencedores e vencidos! (ah só um pormenor, quando o meu clube perde,de forma justa ou injusta,não ando a insultar o clube que venceu..)

6 comentários:

Marcia disse...

Confesso que o futebol desperta aquele meu lado mais 'irracional' :) Mas de uma forma saudável, acho eu :)

Carla disse...

Só estas a ver o lado menos positivo do futebol...

Eu sou uma adepta que sofro que amo o meu clube ( que em nada tem haver como o teu) que sei ver as coisas e que fala quando acha que existem injustiças ...
Quem está dentro do futebol há algum tempo sabe que infelizmente existem muitas coisas para lá do que o simples jogar...e sabe que infelizmente nem todos reagem da mesma maneira...

Cada qual é como é , e eu adoro ver e vibro com o meu clube e com o futebol em geral...
Quando falamos em selecção nacional todos estamos de acordo...
Se todos gostassem do branco não havia mais cores...

E mais não digo pois depois dizes que o meu lado ofensivo apareceu...LOL


bj

Menina disse...

shakti: compreendo tudo o que dizes, mas mantenho a minha opinião firme..disse no post que compreendo quem goste de futebol e quem vibre com o seu clube(um exemplo disso é o meu pai),só não compreendo atitudes exageradas nem demasiado ofensivas para qualquer que seja o clube.

Cada pessoa tem o seu clube(na maior parte das vezes porque cresceu e toda a sua familia é desse clube),e como é óbvio que todos defendem as suas "cores",se toda a gente adorasse o branco nem sequer fazia sentido lol

Agora a única coisa que acho que muitas vezes falta é respeito pelas várias partes (não só no futebol, mas em muitas outras coisas..) e isso não compreendo nem nunca hei-de compreender.
beijo*

_+*Ælitis*+_ disse...

Aqui em França, o futebol é importante mas não é o desporto REI. Eles gostam muito de outros desportos ao lado como, claro, o Tenis e o seu "open".

Compreendo que não sejas adepta de fanatismos. Mas o amor à camisa as vezes é forte!!! :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Anita disse...

eu vibro com o FCP mas, sou contra todo o tipo de extremos e, radicalismos!!!
beijinho

Eugeniu Dodonu disse...

ola amigos, excelente blog, parabens, desejo sorte as vossas equipas

visite também

http://mundoleonino.blogspot.com/