sexta-feira, 3 de junho de 2011

Assim vale a pena

Hoje tive a apresentação de uma monografia de farmacologia. O tema era insuficiência renal crónica e tem muito que se lhe diga.Desde as causas, distinção do progresso agudo e crónico, mecanismos patológicos da doença, todos os órgãos e sistemas afectados, opções de tratamento para tudo o que fica alterado, vantagens e desvantagens dos fármacos utilizados, etc.

Apesar de ter dado muito trabalho, de ter ficado muito extenso, tanto o trabalho escrito, como a apresentação de powerpoint, modéstia à parte, acho que estavam muito bons e completos. Mas estas coisas são relativas e nunca se sabe bem a opinião que os profs vão ter do trabalho, da forma como foi apresentado, etc.

A verdade é que, acho que foi das poucas vezes que um professor (e logo o regente da cadeira) depois de concluída a apresentação disse "os meus sinceros parabéns!". Fiquei mesmo feliz! Não teve grandes perguntas a fazer sobre o trabalho, porque ficou satisfeito com o que leu e viu (nem sabem como isto é raro acontecer..eles têm sempre coisinhas para pegar).

Assim vale bem a pena =) não faço ideia da nota que vamos ter, mas pelo que ele disse, parece-me que vai ser boa =P

Fiquei contente por isto e também porque este professor é dos poucos que dá valor às pessoas de medicina veterinária (e ele nem sequer é veterinário, é médico). A desvantagem de estarmos numa faculdade em conjunto com medicina é que somos sempre o "elo mais fraco". Estamos em menor número, as pessoas (quase) todas acham que somos aqueles que queriam medicina, mas não foram inteligentes o suficiente para terem notas para entrar, então tiveram/foram obrigados a ir para veterinária (a diferença de média de entrada é pouco menos de 1 valor).

A verdade é que muitos queriam medicina, mas acabaram por gostar do curso e por cá ficaram..É o meu caso. Vejamos: em termos fisiológicos as coisas não são tão diferentes assim, os fármacos usados são quase todos os mesmos, com algumas excepções, é claro (a prova disso é que tivemos muitas aulas de fármaco em conjunto com medicina), as técnicas médicas são semelhantes, as cirúrgicas também, com a diferença que está tudo muito menos avançado pelos motivos óbvios (e ainda bem que assim é), nos dois primeiros anos é praticamente tudo em conjunto, as cadeiras iguais, dadas pelos mesmos profs, com os mesmos exames, etc.(estou a falar na minha faculdade em concreto, porque nas outras não sei se é tanto assim) E acaba por ser tudo a grande área que engloba a saúde e a medicina em geral. No meu caso, como sempre adorei animais e a área de saúde, aca ba por ser um bocado juntar o útil ao agradável.
A maior diferença é a mais óbvia: em medicina há emprego, em vet há pouco.

Resumindo isto tudo,o que quero dizer é que fico contente por darem algum valor aquilo que faço, já que para a maioria da população geral não temos muito valor (as pessoas não se lembram ou não sabem que nos matadouros/aviários, etc etc existe um papel importante de veterinários,no que toca ao controlo e inspecção sanitária dos animais, para diminuir ao máximo o risco de nos transmitirem doenças, quando os comemos. O que acaba por ter influência directa diariamente nos humanos). E é bom ter uma surpresa agradável, principalmente numa altura que andava mais tristinha devido a muito trabalho, muito estudo, não ter tempo para nada e a estar com uns problemas de saúde que também não facilitam.

E pronto,era só isto =)*

1 comentário:

Miss Murder disse...

MGMT <3 E eu odeio música em autoplay!