domingo, 15 de maio de 2011

Mudanças na alimentação

Aqui está o post sobre o facto de ter deixado de comer carne! Ora bem, não que eu me tenha de justificar, mas ficam aqui os motivos que me levaram a esta mudança na minha alimentação. Eu podia estar aqui a armar-me, a dizer que o primeiro motivo foram os animais e até ficava bem, uma vez que estou em veterinária. Mas não.

  • Começou porque para aí há 4/5 anos que a carne progressivamente tem vindo a deixar de me saber bem. Então, comecei por praticamente deixar de comer carne vermelha, há uns 4 anos, apenas comia em rissóis, croquetes e coisas assim. E o resto era tudo carne branca e peixe. Esse foi o primeiro motivo.

  • A seguir, comecei a ter cadeiras de produção animal no meu curso e saber mais sobre a forma como os animais são "produzidos" e algumas condições de explorações, de abate, etc. Porque esta área, de inspecção sanitária e segurança alimentar, também está directamente relacionada com o meu curso, uma vez que se tratam de animais vivos. Em relação ao que já aprendi é o seguinte: as coisas já evoluíram imenso desde há uns anos atrás..mas mesmo assim, faz-me confusão que, por exemplo, num aviário não se veja o chão, com tantos animais lá metidos. Faz-me confusão que os pintos que não vão ser usados na produção, por algum motivo, que até pode ser o simples facto de serem machos,vão directamente para uma máquina trituradora, ainda vivos. Estes são só alguns exemplos, porque não vale a pena estar aqui a alongar-me com isto.. (ironicamente, apesar de não achar piada a estas coisas, esta é uma das cadeiras que tenho melhor nota -.- e porquê? não sei mesmo!)

  • Depois junta-se o útil ao agradável. Comer só peixe engorda muitooo menos. Já começo a notar algumas diferenças (não muitas, porque ando com uns problemas de intolerâncias alimentares, que me fazem inchar e engordar mais do que as outras pessoas, mesmo comendo pouco. Vou fazer um exame para descobrir quais são esses alimentos..Mal posso esperar!).

  • E, por último, em termos de saúde, é mais saudável. Mas sendo sincera, este último ponto não teve muito peso lol


E é isto. Não condeno ninguém que coma carne, cada um faz as suas opções..quando é necessário cozinho carne para os meu irmão/pais e essas coisas todas. Assim como não condeno quem é mesmo vegetariano, vegan, etc. Eu continuo a comer peixe por uma questão de comodismo. Se me tornasse vegetariana seria muito complicado, porque almoço quase todos os dias fora, devido à faculdade..E não me parece que em Vairão (é uma aldeia pequena) haja comida vegetariana lol Teria que andar sempre comida atrás, o que é impossível nesta altura.

4 comentários:

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Agora que falas nisso, eu também já não como carne vermelha há bastante tempo. O peixinho é bom, mas eu não aprecio. Sinceramente, acho que só gosto de bacalhau. LOL
Se te sentes melhor assim, então força. :)
Beijocas

Especialmente Gaspas disse...

Eu tento comer apenas animais criados ao ar livre. Felizmente há um talho aqui que só trabalha com animais desses.

Não me vejo a deixar de comer carne. esta quando caseira é uma delicia.

S* disse...

Para quem conhece melhor a realidade até deve dar nervos olhar para a carne.

Alex disse...

Estás no teu direito em escolher não comeres carne e ninguém tem nada a ver com isso. Mas talvez o teu curso influêncie a escolha devido a possuires muito mais conhecimentos de como as coisas funcionam do que o comum dos mortais, como eu... E confesso que a parte dos pintos irem directamente para a trituradora, ainda vivos...... me deixou perturbado..