domingo, 24 de junho de 2012

Hormonas

No outro dia vi num blog um post sobre pessoas que usam alterações hormonais como desculpa para terem uns quilinhos a mais. Eu percebi, obviamente, que o post era para ser levado com bom humor, mas não pude deixar de ficar a pensar no assunto.

É certo que deve haver muita gente a usar essa desculpa, para continuar a comer em excesso, para não fazer exercício e outras coisas que tais, mas não se pode generalizar uma coisa dessas. Eu tenho a certeza que tenho uma alimentação mais saudável e restrita, bebo mais água e faço mais exercício que muitas pessoas bem mais magrinhas que eu. Aliás, tenho vários casos à minha volta que comprovam isso mesmo.

Não estou nem perto de ser obesa, mas é porque tenho imensos cuidados para isso não acontecer  e, mesmo assim, tenho uns quantos quilinhos a mais do que queria. Apesar do problema hormonal que tenho, ainda tenho esperança de um dia,com muito esforço, vir a ser outra vez magrinha, apesar de isso não ser uma prioridade neste momento, uma vez que ainda estou dentro do peso normal.

Confesso que este tipo de preconceito ainda me deixa um bocado triste, assim como em relação a muitos outros assuntos. Mas o que se há-de fazer, já se sabe que o mundo real é mesmo assim.

O que eu acho é que, se uma pessoa não tem conhecimentos científicos/médicos, neste caso sobre distúrbios endócrinos, não deve falar muito sobre o que não sabe. Era a mesma coisa que eu aventurar-me a falar sobre assuntos específicos de economia, direito ou de outra coisa qualquer da qual não tenho conhecimentos. Não ia dar bom resultado de certeza...

5 comentários:

Vida de Praia disse...

Aliás, este seria um mundo bem melhor se as pessoas deixassem de falar sobre aquilo que não sabem... ;-)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Nunca deve ter ouvido falar em Hipotiroidismo, a inteligência.

greeneyesgirl disse...

E aquelas pessoas que dizem "sou gordo porque tenho os ossos grandes"? Acho de uma inteligência! xD

Pérola disse...

Há distúrbios hormonais relacionados com o peso, claro que há. Os que mais conheço têm a ver com a Tiróide. Como tenho tendência para a magreza, e tive taquicardias fartei-me de fazer exames à tiróide. Felizmente,, está bem. É genético, mesmo. Agora, já não sou tão magrinha, mas o que interessa é ser saudável.
Sempre houve, há e continuará a haver preconceitos, com sexo, idade, peso, raça, clubes, sei lá, tudo o que é próprio do homem.
Só se combate com a educação.
Deixa-os falar, estes espaços são também para as parvoíces, desde que não ofendam especificamente ninguém. O respeito tem de imperar.
Um beijo.

Miss S. disse...

O melhor a fazer é ignorar as pessoas que não sabem do que falam. Detesto gente assim! Claro que nem todos os gordos o são devido a problemas hormonais. Mas há por aí muita gente que sofre de distúrbios e não consegue emagrecer. Tal como há muita gente que toma medicamentos que, como efeito secundário, engordam. Conheço casos assim. Infelizmente há muita gentinha que só diz (ou escreve) disparates.