quinta-feira, 31 de maio de 2012

Um dos momentos do dia de hoje

Estava com a minha querida Essência a estudar nos cubículos que existem na biblioteca da faculdade (ver imagem. Sim, está com péssima qualidade, mas a câmara do meu telemóvel não é grande coisa e ainda por cima estava pouca luz), coisa que adoro fazer, porque basicamente são uns "quartinhos" fechados, com uma secretária e um pc cada um! É mesmo perfeito para estudar! Só é pena haver poucos, mas já temos muita sorte em ter isto.

 Dentro da biblioteca é suposto estar bastante silêncio e isso costuma ser mais ou menos cumprido pelos alunos. E quando não o é ouve-se logo o típico "shhhh" dos bibliotecários. A determinada altura, entra um homem (que acho que devia ser professor) e começa a tocar o telemóvel dele. O que numa biblioteca chama logo a atenção! Depois só se ouve ele a dizer "fogo, hoje já te tentei ligar 50 vezes!" e a seguir continua a falar, com toda a gente a ouvir a conversa, é claro. Esteve uns minutos ao telefone, depois desliga finalmente e sai da biblioteca. Se fosse um aluno a fazer isto era um escândalo, assim pronto, passa. (cof abuso de poder cof)

Ao menos deu para rir um bocado no meio do estudo com o caricato da situação! ahah

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia não

Hoje estou num dia completamente "não". Já não acontecia há muito tempo, mas como SEMPRE uma coisa negativa atrai outra e mais outra e por aí fora. Comigo é sempre assim. Nas boas fases/bons dias, quase tudo corre relativamente bem, nos maus é o oposto. É a lei da atração ou lá o que é que o livro "O Segredo" fala. Já o li uma vez e tenho de concordar com algumas coisas que lá estão escritas.

Mas pronto, basicamente começou com um engano do despertador para mais tarde do que devia e acordei às 7h em vez das 6h30, depois uma mini discussão com o meu pai logo às 7h e pouco da manhã. Nas 3 primeiras horas de aulas da manhã ainda consegui manter-me concentrada, mas as duas horas seguintes, foram para esquecer. Depois, almoçar na cantina da minha faculdade por volta das 13h é o verdadeiro caos. Muitas filas e é difícil arranjar lugar nas mesas. E sabem o que é que algumas pessoas fazem?? Está uma pessoa de tabuleiro aflita para arranjar lugar, e estão pessoas a fazer trabalhos nas mesas, a estudar, com os portáteis (o que é proibido na hora de almoço). Ou então acabam de comer e ficam mais não sei quanto tempo a conversar e a ocupar lugares, quando andam outros com o tabuleiro na mão e sem arranjar lugar para almoçar. A sério, é um egoismo tal e falta de respeito pelo outros que eu não consigo de todo entender.

Depois tive aulas normais de tarde e agora era para ir ao ginásio daqui a pouco, mas tenho tanto para estudar e sinto-me tão cansada (o que não é nada normal em mim. Eu adoro fazer exercício, nem me reconheço hoje) que nem sei mesmo se vou.

Enfim, amanhã é outro dia, as coisas vão correr melhor, de certeza.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estágio de verão

Mais um ano passou e lá estou eu outra vez a candidatar-me ao estágio de 15 dias durante as férias de verão. O ano passado tive muita sorte em ficar num hospital veterinário com ótimas condições, um autêntico luxo de em termos de material, espaço, equipamento, etc. E mais sorte ainda tive, porque este ano descobri que esse mesmo local não se encontra na lista! Ainda bem que consegui fazer lá o ano passado.

Este ano tinha pensado ir fazer o estágio em Lisboa, porque o ano passado havia lá um estágio onde ofereciam alojamento e era o ideal,acabava por variar de ambiente e não gastava muito dinheiro, mas entretanto isso já não existe, nem nada semelhante. É a crise! Por isso, há que limitar-me às clínicas da minha cidade ou perto.

Ultimamente tenho ouvido algumas pessoas a dizer que não querem estar a perder 15 dias de férias com estas coisas, ainda para mais, no meu caso, logo a seguir aos exames. Mas para mim não é perda nenhuma. É a forma de ir conhecendo melhor as rotinas diárias de uma clínica, e como faço em sítios diferentes, vou vendo as diferenças, umas com mais recursos, outras mais "pobrezinhas" e como se vão organizando. Vou também melhorando um bocadinho o meu currículo e, essencialmente, vou pondo em prática algum do conhecimento que já tenho e ganhando alguma experiência! Acho mesmo bom poder ter esta oportunidade.

Agora é esperar para ver se fico no sítio que pus em primeira opção..wish me good luck!


sábado, 26 de maio de 2012

Coisas estranhas #4

Pessoas que vão para as aulas do ginásio maquilhadas. Com excepção daquelas aulas mais calmas, que eu por acaso não frequento, como é o caso de body balance, body vive e coisas assim, em que se sua pouco ou nada, para mim levar qualquer tipo de maquilhagem para o ginásio é impensável.

Eu sou daquelas pessoas que sua mesmo muito e também gosto sempre de me esforçar ao máximo, por isso se usasse era para parecer uma palhaça no fim. Das duas uma, ou são pessoas que suam muito pouco, mas mesmo assim nas aulas cárdio que frequento, como é o caso de body step, body combat e, mais recentemente, body jump, mesmo que suem pouco acho que é impossível chegar totalmente seco ao final, ou então não se importam com a aparência final.

Eu gosto de usar alguma maquilhagem diariamente, mas ginásio para mim, tanto em termos de maquilhagem como de roupa, é aquele sítio que quero é esforçar-me, queimar calorias e o resto é conversa!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eu e os meus animais #2

No meio da agitada rotina do dia a dia, no meio do cansaço, que muitas vezes não é pouco, no meio de muito estudo, às vezes quase me esqueço o quanto gosto do meu curso e a sorte que tenho em poder frequentá-lo. Para alguém que gosta tanto de animais, só o facto de poder vir a estar rodeada deles durante toda a minha vida e de os poder ajudar, é algo muito muito bom.

É certo que há muitas dificuldades pelo meio. Nada é, de todo, um mar de rosas. Há muito desemprego? Claro que há. Mas na situação atual do país, qual é o curso do qual se sai e se pode afirmar com toda a certeza que se vai ter emprego garantido? Mesmo em alguns (li há uns dias esta notícia dobre medicina. Não acredito que seja ainda um caso muito mau, mas acredito que já não é o que era há uns anos atrás) que até há bem pouco tempo era assim, agora já começam também a complicar. Mas em relação a isso estou mentalizada desde o início do curso que se não arranjar emprego perto da minha cidade, terei de ir à procura para outras zonas do país e se não encontrar em Portugal, ou se tiver mais perspectivas de futuro noutro país, terei de sair daqui. Sempre com a ideia de não ser uma situação definitiva, mas isso só o futuro dirá.

Com isto tudo quero dizer que por vezes esqueço-me do quanto gosto da área onde estou e que depois há certos "cliques" que me vão relembrando disso. Uma aula, alguma coisa que um professor diga, alguma foto e, neste caso foi este vídeo da campanha por uma "Nova Lei de Proteção dos Animais em Portugal" :



É um vídeo ainda grandinho, eu vi-o todo e tem muitas pessoas "conhecidas" a dar a cara pela campanha, gostei também de ver isso.

E fica aqui também a petição por esta lei : http://www.peticaopublica.com/?pi=AANIMAL

Atenção, não sou fundamentalista, nem pretendo sê-lo. Mas gostei da mensagem do vídeo e resolvi partilhar por aqui. Quem concordar, toca a assinar, não custa nada!

Beijinho

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diagnóstico

Hoje,ao fim de quase um ano, tive o diagnóstico do que me fez, entre outras alterações, aumentar de peso ao longo do último ano. As notícias não foram óptimas, mas podiam ter sido bem piores e estava pronta para isso.

Fiquei a saber que o problema que tenho,entre outra série de coisas, faz-me aumentar de peso, mesmo com todos os cuidados que tenho com a alimentação e com a prática regular de exercício físico. E a prova que tenho realmente esses mesmos cuidados são os valores de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc, óptimos nas análises ao sangue.

É claro que custa um bocado fazer restrições, ver toda a gente à minha volta a comer uma coisinha ou outra a mais e eu sempre em dietas. Aliás, desde a minha adolescência que ando continuamente em dietas, só que antes conseguia-me manter magra e agora já não é bem assim. Mas também não sou propriamente obesa, tenho é mais uns quantos quilos do que devia/queria.

Mas fora questões de peso, o resto parece que se consegue controlar relativamente bem e,em princípio, não vou ter grandes problemas no futuro, seguindo o tratamento que me foi aconselhado.

Estou mais aliviada por ter chegado finalmente a um diagnóstico e, apesar de tudo, que todos os problemas se resumam a estar um bocadinho mais gordinha do que gostava.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cirurgia

Hoje fiz a minha primeira castração num cão, devidamente supervisionada, é claro. Mas gostei de dar mais este passo, até porque as esterilizações nas fêmeas e as castrações nos machos são das cirurgias mais frequentes em veterinária, para controlo da natalidade. A maior parte das pessoas de fora do curso fica sempre com muita "pena" dos animais quando se fala nestas coisas, mas a verdade é que se soubessem a quantidade absurda de animais para adotar, as ninhadas constantes, canis e associações cheios de animais, quem tem a possibilidade de o fazer é, sem dúvida, o melhor. E além de ajudar no problema de natalidade ainda tem a vantagem de prevenir algumas doenças.

Neste caso a castração foi feita porque o cão estava com um hérnia perianal, que também teve de ser reduzida através de cirurgia, devido a um grande aumento da próstata. Com a castração, a próstata vai diminuir, porque deixa de ter o estímulo hormonal testicular.

Fico contente com estas pequenas coisas, porque passo a passo, vou chegando mais perto daquilo que quero atingir :)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Coisas estranhas #3

É estranho...numa aula teórica, que não tem faltas obrigatórias, que só está lá dentro quem quer, estar um aluno ao meu lado, na 2ª fila do anfiteatro, a ler um livro. E não, não era um livro relacionado com a aula em questão. Era um qualquer livro de carácter lúdico. No início da aula esteve na internet no seu i-phone e depois toca a abrir o livro e a ler, mesmo ali à frente. Por acaso não era ninguém do meu curso, era de medicina, numa aula que temos em comum, mas isso para a questão não importa nada. É que olhar para o telemóvel uma vez ou outra, mandar uma mensagem ou assim, tudo bem. Agora, estar a ler um livro todo o tempo da aula, não tem lógica nenhuma.. A não ser que ele conseguisse estar atento ao livro e à aula, já não digo nada, pode ser algum super talento!

Eu acho que é impossível a professora não ter reparado, mas nem se quis chatear a dizer alguma coisa.. Há mesmo malucos para tudo!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Póster

Eu sei que os pósteres científicos estão muito na moda e percebo perfeitamente que seja importante sabermos faze-los correctamente. Já fizemos para outras cadeiras pósteres deste género, com a informação o mais resumida possível, fácil de ser vista ao longe, perceptível, com imagens/fotos com boa qualidade a ilustrar, etc. Tudo bem.

Agora, quando nos é pedido um póster:

  • Com o título e uma ÚNICA fotografia, não podendo ser usadas montagens, colagens, etc. 
  • Quando essa fotografia tem que ter qualidade suficiente para ficar bem num póster de 60x100.
  • E quando o tema desse póster são ovos, torna-se uma tarefa altamente difícil. 

O que parecia um trabalho fácil, bastante simples, não o é de todo. Preferia mil vezes um trabalho teórico ou um póster científico normal.

É que sabem, se eu vim para veterinária e não para artes, design, etc, por algum motivo foi!!
E não percebo nada de photoshop nem de programas de edição de imagem desse género e também não tenho ideias lá muito criativas, não percebo nada de fotografia, nem tão pouco tenho jeito para isso e vá lá que os meus pais têm uma câmara fotográfica relativamente boa, porque senão ainda era pior! E o grupo tem de se despachar com isto..É cada uma que nos calha!


terça-feira, 8 de maio de 2012

Queima

Ontem foi a minha primeira e única ida à queima o porto de 2012. E porque vou só uma vezinha este ano? Já são muitos anos de queima e tanto eu como os meus amigos já estamos um bocado fartos e com mais que fazer da vida (e a idade já não perdoa ahah que no dia a seguir a uma noitada estou inválida). Além disso este ano não havia concertos que me puxassem muito para ir,porque se houvesse talvez ainda fosse mais um dia.

Foi uma noite em que:

  •  Começou a chover mal entramos no queimódromo, por volta da meia noite e esteve a chover, sem parar um SEGUNDO, até as 5 e pouco da manhã! Mesmo sem parar! Então basicamente não vimos concerto nenhum, andamos lá de guarda chuva a tentar não nos molharmos muito,mas eu que sou muito inteligente, levava umas sapatilhas que deixam entrar água e ao fim de pouco tempo já estava com os pés encharcados. Vá lá, que o casaco impermeável deu jeito.

  • Depois tivemos a ideia de ir para dentro da tenda electrónica, já que era um sítio abrigado. Mas meus amigos, aquela música,pelo menos para o nosso gosto, estava PÉSSIMA! Eu não gosto de música electrónica, mas um house mais comercial até vou gostando. Mas aquilo era tecno, ou sei lá o quê, que parecia igual o tempo todo que lá estivemos, que ainda foi bastante.

  • Outra coisa bastante estranha, foi que se viam muito menos bêbados que o costume, numa queima das fitas. Acho que a chuva fria e sem parar,punha logo toda a gente mais do que sóbria.

  • Para terminar, vi pela primeira vez o recinto quase vazio, por volta das 5h da manhã. Noutros anos já cheguei a ficar lá até às 6h e tal e nunca tinha visto aquilo tudo vazio.
(foto com o meu telemóvel-que qualidade top-do recinto vazio)

E assim foi mais uma queima, desta vez com pouco para contar. Mas o que tenho a dizer é que, apesar de tudo, diverti-me! Estava com pessoas que adoro e com as quais me consigo divertir até nas situações menos propícias. Para variar, ri-me tanto, tanto! Independentemente do resto, isso é sempre certo =)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sh'Bam

E chegou esta nova modalidade ao meu ginásio, para minha grande felicidade! É perfeito para quem adora dança como eu e, no meu meu caso, para quem dançou durante tantos anos. É uma mistura de fitness com dança de muitos estilos diferentes, mas com coreografias simples e relativante acessíveis a todas as pessoas. Eu já adorava ginásio e exercício de qualquer das formas, mas assim as coisas ainda se tornaram melhores! Só tenho pena de não ter tempo/dinheiro para andar no ginásio todos os dias =)

E que venha muita dança nos próximos tempos, porque deixa as minhas semanas mais animadas e mais felizes!

Podem ver neste vídeo do que falo:





domingo, 6 de maio de 2012

E chegou mais uma queima das fitas

E mais um ano passou e cada vez se aproxima mais o fim da vida académica. Eu estou afastada de praxes e afins e, apesar de ter adorado o ano de caloira, como não tenho muito tempo livre, preferi ocupá-lo com outras coisas, em vez destas tradições. De qualquer forma, costumo ir sempre alguns dias às noites da queima das fitas do porto, ver uns concertos, aproveitar para estar mais com algumas pessoas e divertir-me. Mas cada  ano que passa, o entusiasmo é cada vez menor e vou muito mais pelas pessoas do que por tudo o resto. Este ano vou só um dia, em princípio, na noite de Rui Veloso e Azeitonas :)

Apesar de tudo, sei que vou ter muita pena e saudades quando chegar "a hora da despedida" deste mundo. Deixo aqui um vídeo de uma música que gosto sempre de relembrar nesta fase do ano, a "Balada da despedida":






beijinho da menina!

sábado, 5 de maio de 2012

De volta?

Olá a todos!

Sei que desapareci sem deixar rasto e que, muito provavelmente, já ninguém se lembra de mim, mas aqui estou eu numa tentativa de retomar o blog. Os motivos que me fizeram deixar de escrever por aqui não foram maus, antes pelo contrário. Eu não sei se vou conseguir explicar, mas vou tentar. A última vez que aqui escrevi foi antes de ir passear até Amesterdão, viagem que muito gostei e que me permitiu ver uma cidade e um país com uma mentalidade bem mais evoluída do que nós em todos os sentidos. Seja pelo facto de existir a legalização de drogas leves, seja pela maior tolerância de uma forma geral, independentemente da orientação sexual, forma de vestir, de pensar, etc.

Não sei bem explicar porquê, mas deu-me um "clique" qualquer e comecei a pensar que preferia viver mais as coisas do que as escrever aqui. Além disso, sabia que algumas pessoas que tinham conhecimento deste blog, seja porque o encontraram por acaso ou porque eu própria em algum momento lhes disse, seguiam um bocado a minha vida por aqui e isso nem sempre é bom. Não o é porque não pretendo andar a enviar recadinhos a ninguém e também nem sempre ficava muito confortável com isso. Isto tudo aliado a alguma preguiça e falta de tempo para escrever nas fases que tenho de estudar mais para a faculdade, acabou por dar neste afastamento. Bem sei que devia ter dito alguma coisa, mas com a falta de vontade, fui deixando andar e pronto, nunca mais.

Espero agora que a vontade volte a surgir, desculpem pela ausência e vou tentar visitar os vossos blogs mais frequentemente!

Para terminar, deixo aqui algumas fotos que marcaram estes últimos meses =)

beijinho da menina.
Jimmy


Amesterdão
Barwoman =p

Badoca park (visita no encontro nacional de estudantes de med vet)


Arborismo ( encontro nacional de estudantes de med vet)


ICBAS =D  (encontro nacional de estudantes de med vet)

Festa Flower Power de Natal



New York, New York =)

Páscoa