quinta-feira, 28 de julho de 2011

Estágio #dia 8

Outro dia super atarefado entre internamento e consultas! Afinal o gatinho de que falei ontem sobreviveu e até o vi a comer (milagre mesmo!). De resto foram várias suspeitas de parvovirose em cachorrinhos, outro cachorro com toxocara canis (parasita) nas fezes, dois cães diabéticos a medir a glicémia de hora a hora, uma gatinha com as duas patinhas partidas e acho que não me lembro de mais nada (lá está a memória a falhar-me lol) e a monitorização do resto dos internados todos, é claro.

E pronto amanhã é o meu último dia/noite de estágio..vai deixar saudades!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estágio dia#7

Hoje assisti a uma pericardioctomia (cirurgia para remover o pericárdio) de um gatinho que tem tido tudo e mais alguma coisa. E passei umas horas do resto da tarde a vigiar esse mesmo gatinho porque estava muito mal e precisava de monitorização constante (infelizmente acho que o caso estava mal parado, estava mesmo muito fraquito). De resto foram as coisas do costume do internamento, as medicações, pensos,tratamentos,análises,etc.

Estou a entrar na recta final deste estágio..Amanhã estou lá todo o dia, 6a faço 24 horas até sábado às 9h e pronto c'est fini. Agora que já sabia os sítios das coisas mais ou menos, que me estava a habituar ao ritmo e assim acaba lol É o problema destes estágios curtos..por outro lado desde o final de Agosto do ano passado que não tenho férias e preciso mesmo de descansar, até porque se calhar vou ter exames em setembro e não vou poder aproveitar assim tanto =(

terça-feira, 26 de julho de 2011

Estágio #dia6

Hoje foi daqueles dias em que não dava para parar um segundo (só mesmo na minha hora de almoço) e ainda saí quase uma hora depois do que era suposto. Estavam sempre a aparecer mais coisas para fazer..acho que nem me lembro de metade lol (é outra coisa que tenho vindo a reparar, chego ao fim do dia e nem me lembro metade das coisas que fiz/vi, acho que a minha memória quase apaga as experiências mais traumáticas.)

Mas pronto, daquilo que me lembro foi uma lavagem brônquica, várias OVH's (ovariohisterectomias, ou seja castrações das meninas), muitos r-x (demais até..não gosto nada da exposição aquela radiação), a inserção de mais um pleurocan, eutanásias e o resto do costume (recolhas de sangue, mudar pensos,medicação,etc..).

Tivemos vários animais nervosos/agressivos e entre eles um bichinho destes (ver link. é um Mastim inglês, que só é das raças de cães maiores do mundo e que pesava só 70 e tal kg.). Imaginam a dificuldade em lidar com um animal deste porte agressivo!

E pronto, amanhã às 9h há mais!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estágio #dia5

Hoje estive em algumas consultas e internamento, sem nada de especial, mais vacinas, medicações e assim. Soube que morreu no fim de semana um gatinho que eu gostava tanto, era tão fofinho,é um que está nas fotos que pus no outro post do estágio =( E tivemos lá um pinguim de passagem lol Não sei ao certo o que é que ele tinha..

Mas, por outro lado, dois já arranjaram donos! =D Tem de ser assim..umas notícias melhores e outras piores. O cão que também já tinha falado com a pata numa desgraça, já foi para casa..mas tem de ir lá periodicamente (2 em dois dias) mudar o penso. Nem sei bem como aquilo vai sarar, mas até gostava de acompanhar, mas como já vou embora daqui a pouco tempo não vai dar.

Já vou sabendo fazer mais umas coisinhas no hospital, mas ainda me sinto muito perdida. Há muita coisa que eu ainda não "dei" na faculdade e tenho muito pouca experiência..mas pronto, ao menos vou vendo alguns casos e aprendendo mais umas coisinhas que me vão ser úteis no futuro e para a próxima já levo um avanço maior. O "problema" é quando se esquecem que eu ainda sou uma naba e pedem-me para fazer isto ou aquilo e pronto, lá vou eu pedir ajuda a alguém lol é o que dá andarmos vestidos todos da mesma maneira.

beijinho

sábado, 23 de julho de 2011

Da Amy

Eu já sabia que ia ser assim e é por isso que eu odeio o mediatismo. Odeio mesmo. Digo sempre o mesmo "ainda bem que não tenho o sonho de ter alguma profissão que me levasse à fama". Estou a falar da Amy Winehouse, claro. Só quando as coisas acontecem é que todas as pessoas se lembram..de certeza que agora as vendas dos discos vão subir, pessoas que não conheciam nada vão começar a gostar da música e vai haver histerismo à volta dela, assim como houve à volta do resto do club dos 27 (jim morrison, kurt cobain, janis joplin, jimmy hendrix e brian jones).É sempre assim, infelizmente. Mas passando à frente..

Quem acompanha o meu blog há bastante tempo sabe que sempre fui falando da Amy e vi o concerto dela (triste) no RIR em Lisboa. Comecei a ouvir as músicas dela muito antes da fama toda, quando ainda era bastante desconhecida e fiquei rapidamente apaixonada pela voz dela e potencial. Cheguei a pertencer a uma espécie de club de fans internacional e até fizemos uma vez um presente que lhe foi entregue no dia de anos (eu fiz um desenho dela). Mas depois de a ter visto no RIR e, principalmente, depois de acompanhar o desenvolvimento dela em termos de drogas/álcool, desinteressei-me. Continuei a adorar as músicas dela, continuei a ouvi-las imensas vezes, mas via a Amy do passado e não a do presente. A do presente era tão degradante, que enfim, não há palavras.

Em relação à morte dela só tenho a dizer que tenho pena pelo grande talento que se perdeu, pela voz,pela carreira..por ela, desculpem mas não consigo ter pena. Por muito que adorasse o trabalho dela não consigo ter pena de uma pessoa que se auto-destrói daquela maneira. Tenho muita pena de pessoas da mesma idade que ela ou menos que têm cancro, que têm outro tipo de doenças graves, que têm acidentes, que têm qualquer coisa e que não tiveram culpa nenhum. Agora, excesso de álcool e drogas, não. (e já tive casos destes na família, que se acabaram por resolver ao fim de muito custo, sei como estas coisas são).

Deixo no player uma música dos tempos antigos dela, uma que gosto muito e que ainda é duma Amy jovem e fresca e com tanto para dar!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Estágio #dia 4


Hoje estive mais na parte do internamento a tratar de medicação, monitorizações, análises sanguíneas (bioquímica, hemograma e micro hematócrito), ajudar a tirar sangue, limpar os animais quando era preciso, alimentação, ect. Apesar disso, não parei tempo nenhum e estou com as minhas pernas mesmo a implorar por descanso e vou tê-lo..não vou ter de trabalhar este fim de semana =D (tive mesmo sorte com os turnos).
À parte disto tudo, temos lá tantos animais para adopção, partem-me o coração =( já com os outros fico triste por estarem a sofrer tanto, mas ao menos têm dono..agora os que estão para
adopção estão lá tão sozinhos e com aquele olhar mesmo triste =( Enfim, eu não posso de forma alguma ter mais nenhum..

Se alguém quiser um cão ou um gatinho lembrem-se de mim!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estágio #dia/noite 3

Foram quase 24 horas seguidas a trabalhar, não é nada fácil manter a concentração ao fim de tantas horas, mas é preciso fazer o máximo esforço.

Neste dia/noite tivemos três eutanásias, uma delas de um gatinho bébé que uma senhora encontrou na estrada e trouxe (há muito poucas pessoas que o façam, a maior parte deixava-o a morrer em plena estrada. Ao menos assim não sofreu mais). A parte final de pegar no estetoscópio para confirmar se o coração realmente parou, ainda continua a ser difícil. Infelizmente temos de ser realistas..todos os casos que vi hoje eram casos de animais ou muito idosos (um deles era um gato de 21 anos já cheio de problemas. E ainda temos outro internado com 21 anos também! Nem sabia que era possível um gato chegar tão longe..)ou então num sofrimento horrível e sem grande possibilidade de melhorar. Por muito que custe, é a melhor solução em alguns casos.

Depois tivemos um procedimento de emergência para aí às 3 da manhã, num cão que tinha sido operado no dia anterior. Estava com grandes dificuldades respiratórias porque tinha acumulado uma quantidade gigante de líquido no tórax, que teve de ser drenada rapidamente através de um pleurocan.

E assim fica mais um bocadinho do meu dia =)*

terça-feira, 19 de julho de 2011

Estágio #dia2

Hoje as coisas mais significativas foram um caniche com uma ascite gigante (inchaço na cavidade abdominal devido à acumulação de líquidos) que descobrimos através de ecocardiografia que era devido a um tumor no coração e uma cirurgia a outro cão com um tumor subcutâneo na traqueia (era um hemangiossarcoma, tumor das células do endotélio vascular).

Amanhã espera-me mais um dia das 9h às 17h e depois entro outra vez às 20h para fazer noite e sair às 9h do dia seguinte. Vai ser bem puxado..

Wish me good luck*

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Estágio #dia1

Lá começou o meu estágio. Depois de estar lá das 9h até às 20h30 (com meia hora para almoçar,vá),mal consigo manter os olhos abertos lol

Este 1º dia foi um bocado terapia de choque: primeiro porque sinto que não sei nada e que faço poucas coisas propriamente úteis (poucas não,nada praticamente), depois sou das pessoas menos avançadas dentro daquele hospital, o resto é tudo pessoas ou que já acabaram o curso ou de 5º ano e assim e que sabem bastante mais do que eu. Depois está lá um cão que,segundo os outros médicos,auxiliares e assim, é dos casos mais chocantes em termos de feridas abertas. O cão tem os ossos da pata todos expostos, distinguem-se todos os ligamentos, músculos, tudo (vítima de atropelamento). Este mesmo cão é gigante e deve pesar uns 70 kilos, mas é um doce =( Hoje ajudei nas trocas de pensos e ele chora tanto, coitadinho. Mesmo com anestesia devem ser umas dores horríveis! =S Depois, duas eutanásias e dois cães que já chegaram ao serviço cadáveres. E para finalizar, estávamos a recolher sangue de uma gata "complicada" e descubro que é a gata duma amiga minha e que tem insuficiência renal.

E pronto, ficou aqui registado uma parte do meu dia. Amanhã vem outro do género!

beijinho*

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Adoro cada vez mais a minha faculdade -.-

Nesta semana e meia que passou tive exames: 5a,6a,2a,4a,5a e 6a. (e tudo cadeiras do ano em questão, não estou a falar de cadeiras atrasadas.). E ainda tive sorte porque houve colegas meus que tiveram dois exames do mesmo ano na 2a feira. Agora digam-me como é possível haver sucesso com um cenário destes. Depois admiram-se que este semestre as coisas estejam a ser catastróficas para a maioria das pessoas do meu ano..

A não ser que as pessoas sejam robots ou tenham capacidades sobrenaturais é impossível ter sucesso. No meu caso, nos primeiros 4 exames ainda consegui concentrar-me, fazer umas directas e tal e aguentar fisicamente. Mas cheguei ao 5º e não aguentava mais nenhuma directa esta semana, mal conseguia estar de pé, quanto mais estudar.

Esta forma de nos avaliarem é triste, a sério que é. Estão a fazer-nos passar por um teste de resistência intelectual e física, em vez de tentarem perceber se nós sabemos as coisas importantes e que no futuro nos vão fazer realmente falta. É triste.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sad because it's true.


E não o vou saber até Agosto. Apenas três palavras para as últimas semanas/mês e meio: privação-de-sono. (hoje calhou de olhar ao espelho e foi assustador ver a minha palidez e olheiras -.- é o que dá só sair de casa para fazer exames..e já é muito bom!).


E não me falem de festivais de verão, por favor. O superbock nem tem o melhor cartaz de sempre nem nada.. Não me façam essa tortura, é tudo o que eu peço. Peace.